quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O bom pescador

Saiba pescar os bons peixes na rede e proteger sua imagem online. Por Marcos Sêmola

A proteção da sua imagem na Internet também está relacionada à forma como você utiliza a rede, define seus objetivos e se posiciona para tirar proveito de todo o seu potencial.
As oportunidades estão mesmo nadando na Internet. A grande rede já se tornou um canal para aproximar pessoas, fechar negócios, quebras barreiras geográficas, entreter, aprender, ensinar, ajudar, assim como para identificar uma vaga de emprego ou avaliar um candidato. É como ir à pescaria em um grande lago, onde o resultado dependerá principalmente da habilidade e estratégia do pescador, da qualidade do seu equipamento e de sua isca.
Se sua decisão for simplesmente não pescar, ou não participar da rede, não haverá mesmo qualquer chance de voltar para casa com o almoço. Na prática, é o mesmo que não possuir sequer um endereço eletrônico de correspondência, email.
Se a decisão for pescar, mas ainda sem o equipamento apropriado, pode ser que perca horas dando banho na isca sem qualquer chance de fisgar um peixe. É, simplificando, o mesmo que possuir muitos endereços de e-mail e não checá-los regularmente, ou ainda, possuir apenas um e deixar os interlocutores sem resposta.
Se, por sua vez, a decisão for pescar e usar um bom equipamento é ainda preciso ter uma boa isca. A atratividade é muito importante para se pescar eficientemente na Internet. Seu anzol precisa ser visto, percebido, para ser procurado e finalmente fisgado. Em uma visão funcional, não basta ter um blog, por exemplo, se você não escreve nada interessante que atraia visitantes, e que por sua vez, se interessem em conhecer o autor, divulgar e fazer referências a ele espontaneamente.
Se você finalmente decidiu pescar, usar um bom equipamento e uma isca atraente, não dê a tarefa por concluída. É ainda preciso conhecer os peixes do lago e escolher seu alvo. Tecnicamente é impossível pescar um tubarão com a mesma isca com que se pesca eficientemente uma sardinha. Em linhas gerais, é como estar à procura de uma vaga de gerente sênior e ao mesmo tempo demonstrar um comportamento irregular e imaturo em fóruns de debates e em outros ambientes interativos de acesso público.
Como se não bastasse, depois de tudo bem feito, você ainda tem que ter consciência do seu perfil e suas potencialidades para não cometer o erro de fisgar um peixe que não será capaz de puxar para o barco. Isso mesmo. Apesar de virtual, sua identidade na Internet não sobrevive por muito tempo só de aparências. É preciso ser no mundo real o que se parece ser na Internet. A mentira tem perna curta e a decepção de ter pescado o mais belo dos peixes sem poder levá-lo para o jantar será atormentadora, além de contrariar o justo propósito da pescaria: o prazer de degustá-lo no final
Não subestime o potencial da Internet. Não saia para pescar displicentemente, como quem não acredita nas histórias dos pescadores que lê mundo a fora. Como costumava dizer aos meus alunos de MBA em e-business, cuidado! Sua pescaria na grande rede pode dar certo, e você deverá estar preparado para o sucesso antes mesmo que ele surja. Caso contrário, será apenas mais um pescador a lamentar a belo peixe que fisgou e não pôde fotografar.

Silvio

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente professor, se todos seguissem pelo menos a metade do que está escrito ai a internet hoje em dia não teria tanto lixo eletrônico. Mas se nem na vida real, infelizmente, conseguimos nos livrar das pessoas falsas que mentem sobre o que realmente são, imagine na rede mundial de computadores, onde se acha todo mundo e ao mesmo tempo não se acha ninguém.

Blog da Etec de Fernandópolis disse...

É...o Thiago tem razão, mas não vamos nos esquecer dos bons exemplos.
Façamos a nossa parte.

Sandra