segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Talentos tecnológicos

Leia a entrevista exclusiva com o diretor da TCS Brasil, o indiano Sreenivas Dssdp. Ele fala sobre as deficiências dos profissionais de TI no Brasil e o que a empresa está fazendo para capacitar profissionais globais
Por José Eduardo Costa - Revista Você/SA

De que forma a TCS está contornando a falta de talentos em TI?
O problema é que não temos uma grande massa de técnicos qualificados para suprir este déficit de profissionais no setor. Mesmo tendo excelente qualidade técnica, o domínio do inglês ainda é uma deficiência entre os profissionais brasileiros de TI. A porcentagem da população que fala inglês no Brasil é menor se compararmos a países emergentes em TI, como a Índia, por exemplo. O idioma inglês pode não ser um problema na medida em que clientes locais podem ser atendidos. No entanto, o idioma é importante para que as empresas brasileiras de TI não se limitem a prestar serviços apenas localmente, mas também possam ir em busca deste enorme mercado global. Por exemplo, se compararmos as exportações de software de Brasil e Índia, as exportações da Índia alcançaram aproximadamente US$ 17,7 bilhões em 2005 enquanto que no Brasil as vendas externas representaram cerca de US$ 300 milhões. Uma alternativa encontrada pela TCS foi firmar parcerias acadêmicas com instituições de ensino a fim de capacitar estudantes de tecnologia em algumas tecnologias específicas. Caberá à TCS Brasil certificar os professores das instituições, assim como acompanhar a dinâmica dos cursos, que serão direcionados para algumas das práticas mais exigidas pelo mercado, incluindo Engenharia de Software e Processos de Qualidade. Ao final dos cursos, a idéia é que os graduandos sejam contratados pela TCS. Em 2006, mais de 200 estudantes foram contratados.

Ainda que a empresa tenha parceria com faculdades para formar novos profissionais, de que forma encontra profissionais no mercado para suprir a demanda imediata?
Como uma grande empresa de tecnologia, atuamos em várias frentes para conseguirmos os profissionais que necessitamos para as vagas em aberto. Além de possuirmos uma área específica para este fim no departamento de Recursos Humanos, utilizamos serviços de consultorias especializadas, além é claro da indicação de colaboradores, análise de currículos etc. No entanto, quando uma vaga se abre em determinado setor da empresa, a política da TCS é sempre procurar primeiro dentro de casa se dispomos de um profissional com o perfil e as qualificações para a vaga. Um setor dentro da TCS é responsável por esta busca e, em caso positivo, pela transferência do profissional.

A empresa teve de bolar alguma forma diferente para atrair profissionais de TI?
Nós temos crescido em um ritmo muito forte no Brasil e, consequentemente, temos recrutado centenas de profissionais do mercado brasileiro. Uma das políticas globais da TCS é trazer executivos experientes para acelerar a capacitação dos profissionais em países nos quais a companhia possui operações. A principal intenção ao trazer esses mentores é cultivar a cultura de qualidade da TCS entre seus novos funcionários. Daí a importância de que durante algum tempo os mentores trabalhem bem próximos dos gerentes de projeto para se certificar de que nenhum processo de qualidade está sendo comprometido.
Os indianos que vêm ao Brasil têm o papel de mentores e permanecem no país por um período predeterminado, entre 12 e 24 meses, a fim de capacitar os profissionais brasileiros, seguindo as métricas e metodologias desenvolvidas pela matriz na Índia. A TCS Brasil encerrou o ano de 2006 com um quadro de 1500 funcionários no Brasil, sendo cerca de 20 indianos. A imensa maioria (98%) dos funcionários é formada por brasileiros.

Silvio

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