terça-feira, 30 de outubro de 2007

Previna-se!! Mantenha o seu anti-vírus atualizado e ainda corra riscos!!!

Estudo: cerca de 23% dos PCs domésticos estão infectados






Estudo realizado pelo PandaLabs aponta que 72% das companhias com mais de 100 computadores estão infectadas, mesmo que as máquinas ou a rede tenham proteção. O mesmo estudo salienta que, entre usuários domésticos, 22,97% dos PCs (com proteção instalada) têm algum malware.

Segundo os dados coletados, apenas 37,45% dos usuários possuem um software de proteção atualizado e ativo - e destes, 22,97% estão infectados. O restante está desprotegido ou possui soluções de segurança desatualizadas.

O adware (que usa spams para se espalhar) é a praga virtual mais presente nas companhias (63,04%) e nas residências (54,5%). Os trojans estão na segunda posição e representam 12,57% em PCs corporativos e 15,46% nos PCs domésticos. A empresa destaca ainda um aumento significativo nos trojans bancários, principalmente em computadores de empresas.

O terceiro tipo de malware identificado são os "rootkits" (programas usados por cibercriminosos para esconder os processos dos softwares maléficos, tornando sua detecção mais difícil). A Panda registra crescimento no número de rootkits tanto em PCs domésticos quanto nos corporativos.

O estudo foi realizado no período de maio e julho deste ano, com informações obtidas a partir de mais de 1,2 mil empresas que têm soluções de segurança instaladas. O objetivo da pesquisa era descobrir quantos computadores em ambientes corporativos e doméstico, mesmo tendo programas de proteção, estão infectados com algum software malicioso.

O relatório do PandaLabs pode ser baixado (arquivo .pdf, em inglês) a partir do atalho http://tinyurl.com/3cyckp.


Protejam-se, pois o bicho "tá" pegando!!!


Tiago Ribeiro - Info

Um comentário:

fran and ini disse...

Até com anti-virus esta perigoso, que pena, pois deveria ter uma maneira de esclarecer iso melhor.