quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Parceria com empresa mexe no currículo das ETCs

Thalita Pires, thalita.pires@grupoestado.com.br

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada entre junho e julho, mostrou que 65% das empresas que operam no Brasil deixaram de ampliar seus negócios por falta de mão-de-obra qualificada. A dificuldade acontece mesmo quando o nível exigido não é o superior. Ou seja, faltam profissionais de nível técnico em diversas áreas.
O Centro Paula Souza, responsável pelo ensino técnico do Estado de São Paulo, firmou uma parceria com a IBM, gigante mundial em tecnologia e fabricação de computadores, para aperfeiçoar o currículo de tecnologia com base nas necessidades do mercado e mudar as estatísticas. As mudanças ainda estão sendo estudadas por profissionais da empresa e do Paula Souza, mas devem privilegiar tecnologias que não são oferecidas nas aulas.
'Um dos problemas mais sérios é a falta de profissionais para trabalhar com computadores de grande porte, já que as escolas não têm esse equipamento', explica Paulo Henrique Chíxaro, diretor da Fatec de Carapicuíba. 'Só com essa parceria é que poderemos modernizar o currículo e mais bem preparar os alunos para o mercado de trabalho', diz. Mesmo antes da formalização do acordo, um grupo de professores passou por um treinamento com instrutores da IBM para aplicar algumas mudanças nas aulas. 'Nós apresentamos as necessidades e o Centro está adaptando o currículo', afirma Luciana Farisco, gerente de talentos da IBM. 'A nossa demanda na área técnica é muito grande. Temos relacionamentos estreitos com faculdades, mas a necessidade de contratação é ainda maior', explica.
Em contrapartida, a IBM oferece oportunidades de contratação para os alunos das escolas técnicas. De acordo com a empresa, os resultados já começaram a ser alcançados: estreitamento das relações com as escolas, maior interesse pela área de tecnologia e aumento do número de contratos de estágio.
Outra vantagem em buscar profissionais mais jovens é a possibilidade de inovação. 'Os profissionais mais novos têm menos dificuldade de aprender novos processos e de criar soluções', diz Luciana.
Rafael Lourenço Marques , 22 anos, aluno do curso de técnico em informática na Etec Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, é um dos beneficiados com a parceria. Ele trabalha na IBM no atendimento a clientes (Help Desk). 'O estágio na empresa complementa o que aprendemos na escola.' Ele acredita que as mudanças no currículo podem melhorar ainda mais o desempenho no trabalho. 'Aprendemos as principais linguagens da informática, mas algumas coisas poderiam mudar', diz.
Estão em estudo outras compensações para o Centro Paula Souza. A parceria será totalmente definida até o dia 1º de novembro

Postado por:
Sandra

Nenhum comentário: