sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A usabilidade do banheiro do shopping

Texto retirado do blog de Erika Sat - Web Designer

Ontem alguns amigos de São Paulo vieram passar o dia aqui em Jundiaí. Fomos ao Maxi Shopping, um dos poucos lugares pra se dar uma volta na cidade.

Como numa transmissão de pensamento, todo mundo saiu do banheiro pensando a mesma coisa: como os banheiros daquele shopping são mal projetados!

Falando como mulher, o banheiro do térreo não tem um lugar pra pendurar a bolsa. Isso pra gente é muito importante, de verdade. E não adianta ter um gancho atrás da gente, onde alguma coisa pode cair dentro da privada. O gancho precisa ser atrás da porta, deixando a bolsa à mão. Também reparei que você precisa dar uma volta enorme pra lavar as mãos: os papéis pra secar a mão ficam no final do banheiro, e os buracos da lixeira, no começo.

Se eu fosse funcionária, ficaria constrangida com um monte de gente passando perto de mim enquanto eu escovo os dentes. Por que os funcionários não têm um banheiro exclusivo, até pela privacidade de quem passa o dia inteiro lá?

E o mais importante foi reparado pelos homens: você lava a mão, seca, e quando sai do banheiro precisa meter a mão na maçaneta, onde todo mundo que não lavou a mão também encostou. Meio porco, não?

Nisso os banheiros do Terminal Tietê em São Paulo são bons. Todas as cabines têm um gancho pra pendurar a bolsa na porta, não atrás da gente. E não tem porta, só um “labirinto” que você percorre pra entrar e sair, onde você não precisa encostar em nada.

Quem disse que a usabilidade é só para a web?

Postado por: Sandra

Nenhum comentário: