quinta-feira, 17 de julho de 2008

Imagine Cup 2008: equipe brasileira é campeã de desenvolvimento de jogos


Mother Gaia Studio conquistou o título hoje na Copa do Mundo da computação promovida pela Microsoft; Écologix levou o prêmio de projeto de Interoperabilidade

Paris, 8 de Julho de 2008

A Microsoft anunciou hoje, no museu do Louvre, em Paris, os vencedores da Imagine Cup 2008, principal competição da tecnologia mundial. A equipe brasileira Mother Gaia Studio, formada pelos estudantes Guilherme Oliveira Campos, Túlio Marques Soria, Helena van Kampen e Rafael Fantini da Costa, todos da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Bauru), e Écologix, formada pelos estudantes Carlos Eduardo Rodrigues (UFPE), Renato Viana (UFPE), Roberto Sonnino (USP) e Eduardo Sonnino (Unicamp) foram agraciadas na categoria Desenvolvimento de Jogos e com o prêmio de projeto de Interoperabilidade, respectivamente.

Na finalíssima, a equipe Mother Gaia Studio superou belgas e coreanos na recém-criada categoria Desenvolvimento de Jogos com City Rain, jogo desenvolvido sobre a plataforma XNA da Microsoft. City Rain reúne elementos de clássicos do puzzle, como o Tetris, e simuladores de cidades, como SimCity, e permite aos jogadores construírem sua própria cidade respeitando a questão ambiental; ou, ainda, assumirem a administração de cidades com problemas ambientais que precisam ser sanados, em diversos níveis de dificuldade. A versão apresentada em Paris está disponível para download gratuito no site www.cityra.in.

"Estamos muito orgulhosos de poder representar o País. Este reconhecimento não é só para a equipe, é de todos os que nos ajudaram, da Unesp e do pessoal de Bauru", disse Guilherme. Além do destaque, o Mother Gaia Studio conquistou um prêmio de US$ 25.000. "Vamos investir para desenvolver nosso próximo jogo", diz Rafael.

Para o gerente de novas tecnologias e plataformas para o setor acadêmico da Microsoft Brasil, Amintas Lopes Neto, o sucesso do jogo desenvolvido pela equipe se deveu principalmente a dois fatores. "Em primeiro lugar, por combinar características de jogos clássicos de puzzle, como agilidade e rapidez de raciocínio, com simuladores de cidade, que demandam a adoção de estratégias claras e capacidade de lidar com o inesperado. Em segundo lugar, por aderir tão bem ao tema da Imagine Cup deste ano - auxiliar na educação ambiental -, tanto que já foi até mesmo adotado por uma escola de Bauru", avaliou.

Já a equipe Écologix conquistou o prêmio de projeto de Interoperabilidade, oferecido em reconhecimento à solução que melhor utiliza softwares para conectar pessoas, dados ou sistemas para atender às necessidades reais dos cidadãos. A equipe desenvolveu o projeto Ecologger, sistema de suporte à decisão que permite a interação e o compartilhamento de dados desde a detecção do problema até o histórico das soluções encontradas. O projeto possui quatro módulos: um móvel, que oferece denúncias e informações pelo celular; outro de web, com acesso completo aos recursos da Internet; um módulo multitoque, que permite a organização dos resultados pelo usuário de maneira intuitiva; e outro de TV Digital.

A Écologix concorreu na mais disputada das categorias - Projeto de Software. Depois de conquistar a etapa brasileira da competição, disputou com os campeões nacionais de 59 outros países até chegar entre os seis finalistas. Mas o título ficou com a Austrália, seguida por Eslováquia e Hungria. O grupo recebeu US$ 10.000 em premiação.

Quem também chegou às finais foi o jovem Thiago Cabral Valverde, de apenas 17 anos, na categoria desafio de Infra-Estrutura. Disputando com 16 mil inscritos de todo o mundo, Thiago foi o único estudante do Ensino Médio entre os seis finalistas.

Completou a delegação brasileira na competição a equipe Desconstruindo, formada por Rafael Gonçalves Gama (Universidade Gama Filho - RJ), Hugo da Silva Nogueira (Universidade Estácio de Sá - RJ) e Fernando Ferreira de França (Universidade Estácio de Sá - RJ), que concorreu em Sistemas Embarcados e ficou entre os 15 projetos semifinalistas.

Todos os finalistas brasileiros receberam apoio do Bradesco Conta Universitária. A instituição está oferecendo oportunidades de estágios e programas de trainees para os componentes dos grupos finalistas, além de uma série de prêmios.

Realizada anualmente, a Imagine Cup tem como objetivo estimular a criatividade e a busca pela inovação nos estudantes por meio da criação de soluções tecnológicas que possam ajudar a solucionar alguns dos mais difíceis desafios da sociedade contemporânea. Nesta sexta edição, o foco recaiu sobre soluções tecnológicas que ajudassem na construção de um meio ambiente sustentável. O Brasil já tinha sido destaque desde as inscrições por ser, pela quarta vez consecutiva, o País com maior número de estudantes inscritos - 63 mil.

Dos mais de 200 mil inscritos para a competição em todo o planeta, foram selecionados 370 estudantes de 124 equipes, que foram à Paris representar 61 países em nove categorias: Projeto de Software, Sistemas Embarcados, Desenvolvimento de Jogos, "Projeto Hoshimi", IT Challenge, Algoritmo, Fotografia, Filme de Curta-Metragem e Design de Interfaces.

"A Imagine Cup é um fórum para estudantes de todo o mundo explorarem novas formas de aplicar o poder do software para solucionar alguns dos principais desafios do planeta", disse Rogério Panigassi, executivo da Microsoft responsável pela Imagine Cup. "O alto nível dos projetos é uma evidência do alto nível de inovação de que a comunidade estudantil é capaz hoje, com claro potencial de impactar o mundo real."

Os vencedores foram anunciados numa cerimônia de gala nesta tarde. Segue a relação dos vencedores por categoria:

Projeto de Software

" 1o lugar: Austrália - Equipe: Soak

" 2o lugar: Eslováquia - Equipe: Housekeepers

" 3o lugar: Hungria - Equipe: Digitalmania

Sistemas Embarcados

" 1o lugar: Cingapura - Equipe: Trailblazer

" 2o lugar: Irlanda - Equipe: Acid Rain/ China - Equipe: Wing

" 3o lugar: Polônia - Equipe: Aero@Put

Desenvolvimento de jogos

" 1o lugar: Brasil - Equipe: Mother Gaia Studio

" 2o lugar: Bélgica - Equipe: Drunk Puppy

" 3o lugar: Coréia do Sul - Equipe: Gomz

"Projeto Hoshimi"

" 1o lugar: Rússia - Equipe: Reddevils

" 2o lugar: China - Equipe: Zephyr

" 3o lugar: Ucrânia - Equipe: Ucrânia

Desafio de Infra-estrutura

" 1o lugar: França - Jean-Benoit Paux

" 2o lugar: Romênia - Ilie Cosmin Kiorel

" 3o lugar: China - Yan Liu

Algoritmo

" 1o lugar: Ucrânia - Roman Koshlyak

" 2o lugar: Hungria - Szilveszter Szebeni

" 3o lugar: Japão - Naohiro Tahkahashi

Fotografia

" 1o lugar: EUA - Equipe: Provisio

" 2o lugar: Áustria - Equipe: Team Austria

" 3o lugar: Áustria - Equipe: Woodoo Delirium

Filme de Curta-Metragem

" 1o lugar: Coréia do Sul - Equipe: Neip

" 2o lugar: México - Equipe: Lavaland

" 3o lugar: Canadá - Equipe: Kobotree

Design de Interface

" 1o lugar: EUA - Equipe: IU Ecovis

" 2o lugar: Canadá - Equipe: Greenet

" 3o lugar: França - Equipe: Edelweiss

Além dos prêmios das categorias, quatro prêmios de reconhecimento foram oferecidos:

" Inovação Rural: Indonésia - Equipe: Antaruka

" Tecnologia Acessível: EUA - Equipe: WebAnywhere / França - Equipe: Jivad

" Interoperabilidade: 1o lugar: Índia - Equipe: Skan

2o lugar: Brasil - Equipe: Ecologger

3o lugar: Polônia - Equipe: Together

" Windows Live: Espanha - Equipe: Windows Drive

A próxima edição da Imagine Cup será realizada no Cairo, no Egito. O tema será "Imagine um mundo em que a tecnologia ajude a resolver os mais difíceis problemas que enfrentamos". Os estudantes terão de criar soluções alinhadas com uma das Metas de Desenvolvimento do Milênio, que variam de mitigar a pobreza extrema a conter a expansão do HIV ou oferecer uma educação básica universal. As inscrições para a próxima Imagine Cup abrem hoje (8). Mais informações no site http://www.imaginecup.com


Postado por: Tiago Ribeiro

Nenhum comentário: