quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Brasil tem déficit de 150 mil profissionais de Tecnologia da Informação

IT Careers - Convergência Digital :: Fernanda Angelo :: 28/02/2008

Nos próximos quatro anos, o Brasil acumulará um déficit de 150 mil profissionais de TI. A informação foi dada nesta quarta-feira (27/02) por Benjamin Quadros, presidente da prestadora de serviços BRQ. O executivo foi um dos palestrantes do Seminário Brasil Outsourcing, que aconteceu entre os dias 26/02 e 27/02 em São Paulo.

De acordo com os números apresentados pelo executivo, o País tem hoje 47% dos trabalhadores em TI da América Latina (900 mil pessoas), seguido pelo México (23%) e Argentina (9%). Apesar do domínio, o País precisará, entre este ano e 2011, de 320 mil novos profissionais de TI – 100 mil para o mercado de offshore e 220 mil para demanda interna.

“O problema é que os números do INEP indicam que as faculdades de tecnologia formarão apenas 170 mil profissionais neste período, o que nos deixa com um déficit de 150 mil”, constatou Quadros, lembrando que as perspectivas de que as vagas sejam preenchidas não são boas. “Nos últimos três anos, apenas 50% das vagas oferecidas pelas universidades foram preenchidas”.

Se a situação não é animadora, fica um pouco pior quando se compara a mão-de-obra formada aqui com a de concorrentes como a Índia, hoje o maior exportador de profissionais especializados do mundo. Segundo Quadros, o primeiro ponto de atenção é a baixa escolaridade média do profissional brasileiro, que passa menos tempo na escola dos que os indianos.

“Outro ponto de atenção é a fluência em inglês. Hoje, 80% da informação eletrônica existente no mundo está em inglês e o Brasil tem apenas 1,3 milhão de pessoas fluentes no idioma, com somente 10% deste contingente trabalhando no setor de TI”, afirma.

Quadros diz que, para reverter esta situação, o setor tem dois grandes desafios pela frente. O primeiro deles é atrair mais estudantes para a área. “Temos que mostrar aos jovens que os nerds são profissionais de sucesso e que vale a pena investir na carreira”, compara. Outro desafio seria colocar o setor na agenda do governo, que não tem demonstrado preocupação com a formação de profissionais para o setor.

“Vencidos estes dois desafios, será o momento de as empresas assumirem o papel de provedores de aprendizado, concluindo a formação destes profissionais”, disse. Numa conta inicial, Quadros disse acreditar que seriam necessários, no mínimo, R$ 2 milhões, para se formar mais 150 mil profissionais em TI e dar fluência em inglês a outras 50 mil pessoas que já estariam no mercado.

Fernando - 28/02/2008

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mercado de Trabalho

Quando a gente pensa numa profissão, acha que o melhor caminho é sempre a faculdade; mas atualmente os cursos técnicos oferecem boas chances de emprego. Veja na reportagem de Fabiana Scaranzi. Fonte: Globo.com/jornalhoje de 11/02/2008.

Assista ao vídeo.

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080211-316144,00.html

Silvio

Alunos da ETEC de Fernandópolis informatizam biblioteca da EE José Belúcio

Companheiros (Alunos, Professores, Funcionários e Direção)....

Isso já é resultado do bom trabalho que vem sendo realizado pela nossa equipe. Parabéns a todos!!!

http://www.cidadaonet.com.br/ver.php?id=2011

Silvio